fbpx
tratamento de câncer de Estômago em São Paulo
  • 17

Um dos meios mais assertivos para cuidar da sua saúde é ficar atento às reações e ao funcionamento do seu próprio corpo, no entanto muitas das vezes as pessoas não se atentam às mudanças presentes em seu corpo.

Assim sendo, se perceber é um movimento que pode salvar sua vida, pois em alguns tipos de câncer é possível perceber mudanças leves ou até mais significativas no seu corpo, o que possibilita um diagnóstico precoce e assertivo.

Fatores de risco para o câncer de estomago

O câncer de estômago ou câncer gástrico, é o quinto tumor mais comum no mundo. No Brasil, ele é o terceiro mais frequente entre os homens e o quinto no grupo feminino, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Embora o problema tenha diversas causas, na maioria dos casos está associado a uma alimentação não balanceada,principalmente rica em alimentos industrializados, ricaem sal (sódio) epobre em vegetais.

Principais sinais e sintomas do câncer de estomago

Em geral o tumor é pequeno e silencioso. Em casos em que há algum sinal, ele pode se confundir com outras manifestações benignas. Em casos mais avançados, dependendo da localização do tumor, como na parte do esôfago que liga o estômago, ou na região em que o estômago se liga ao intestino (o duodeno), podem ser notados sintomas de obstrução, como:

  • Náusea;
  • Vômitos;
  • Anemia;
  • Perda de apetite e de peso;
  • Sensação de estomago cheio;
  • Desconforto abdominal.

Diagnóstico do câncer de estomago

Diferente do câncer de mama ou do câncer de próstata, por exemplo, o câncer de estomago não tem um exame de detecção precoce.

Em casos em que os sintomas mostrados persistam por mais de duas semanas, é preciso procurar o médico para que seja realizada uma investigação. O diagnóstico é realizado através de endoscopia digestiva alta.

Tratamento do câncer de estomago em São Paulo

O câncer de estômago vai depender do que os exames realizados mostre, é considerado câncer localizado quando está restrito ao órgão e aos gânglios linfáticos ao redor. Onde, o principal tratamento é a cirurgia.

A realização da quimioterapia, antes e após a cirurgia, em geral, aumenta as chances de cura. Em alguns casos, pode ser necessário o tratamento com radioterapia após a cirurgia.

Especialista em cirurgia de câncer em São Paulo

Se você deseja saber mais sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de estomago em São Paulo, entre em contato com Dr. Giovanni Targa, o médico é especialista em tratamento e cirurgia de câncer e realiza em alguns casos a cirurgia de câncer robótica.

Entre em contato e agende uma consulta

    Cirurgia Oncológica em Curitiba