fbpx

Tipos de cirurgia oncológica para o tratamento do câncer

tipos de tratamento para o cancer

Em São Paulo e em todo o mundo, o número de diagnósticos de câncer, em seus mais de 200 tipos, tem crescido ano a ano. Isso pode estar relacionado ao diagnóstico mais precoce graças ao maior acesso à informação. Fatores como esse podem aumentar a probabilidade de cura em pacientes diversos.

Ao lado da quimioterapia e da radioterapia, a cirurgia oncológica é um dos três pilares para um tratamento bem-sucedido contra o câncer.

Para ser indicado a um procedimento cirúrgico, é necessária a análise de um conjunto de fatores como, local e extensão da doença, bem como a condição clínica do paciente a ser tratado. A partir daí é então possível determinar o tipo mais apropriado de cirurgia.

Cirurgias Oncológicas podem ser divididas em cinco tipos principais; profilática, de diagnóstico, curativa, reconstrutiva e paliativa. O Dr. Giovani Targa, cirurgião oncológico em São Paulo e Curitiba explica as diferenças de maneira mais aprofundada.

Cirurgia Oncológica Profilática

A cirurgia oncológica profilática é ainda pouco difundida no Brasil e serve, primariamente para prevenção. Indicada em casos de alta probabilidade de desenvolvimento de câncer em determinados órgãos, como por exemplo, o câncer de mama.

Cirurgia Oncológica de Diagnóstico

Também conhecida como biópsia, a cirurgia oncológica de diagnóstico é utilizada para determinaro risco, estágio e possível risco da doença. Consiste na retirada de uma amostrado tumor para análise. Também é possível, a partir dela avaliar o estado dos tecidos adjacentes.

Cirurgia Oncológica Curativa

A cirurgia oncológica curativa tem o objetivo de retirar o tecido maligno e eliminar o risco da doença. Atuando melhor no câncer localizado (que não se espalhou pelo corpo), a cirurgia implica a remoção de parte ou órgão completo, bem como a retirada de linfonodos e parte do tecido saudável ao seu redor, como medida preventiva. O uso de quimio ou radioterapia pode ser indicado para antes da cirurgia, para diminuição do tumor ou para depois, com o objetivo de eliminar o restante das células malignas.

Cirurgia Oncológica Reconstrutiva

A cirurgia oncológica de reconstrução é realizada visando a recuperação, estética e/ou funcional, da parte do corpo que sofreu alterações na estrutura por conta da cirurgia curativa. Um exemplo é a reconstrução mamária, que visa a recuperação da mama, após a realização da mastectomia.

Cirurgia Oncológica Paliativa

A cirurgia oncológica paliativa tem, primariamente um caráter de alívio, visando diminuir a dor e o desconforto da doença. É realizada em casos em que a remoção de toda a massa cancerosa não é possível. Seu objetivo é oferecer maior qualidade de vida, e não é uma cura.

Para definição do melhor tipo de tratamento, o Dr. Giovani Targa alerta que assim como não existe uma causa definida para o câncer, o tipo de tratamento adequado varia muito, dependo das condições do paciente. É por isso que é essencial evitar fatores de risco por meio de uma rotina preventiva, mantendo um estilo de vida saudável e consultar seu médico regularmente para exames de prevenção e diagnóstico.

Especialista em Cirurgia de Câncer em Curitiba e São Paulo

Para maiores informações, entre em contato com Dr. Giovanni Targa, médico especialista em cirurgia de câncer. O médico atua nas cidades de Curitiba e São Paulo.

Clique no botão do Whatsapp abaixo para agendamento de consultas e maiores informações.

Leia também