fbpx
  • Novidades
  • by Redação
  • 5 de setembro de 2020
  • 49
  • 0

Receber o diagnóstico de uma doença como o câncer, não é um processo fácil de aceitar e enfrentar com a cabeça erguida.

Nestes casos, o paciente pode e deve contar com o apoio de familiares para vencer o tratamento oncológico, assim como da equipe médica que selecionou.

É uma situação inesperada e, em muitos casos, nem mesmo os familiares estão preparados ou sabem como lidar com as diferentes situações que surgem ao longo do caminho.

Por tanto, é necessário pesquisar, entender, conversar com pessoas próximas e principalmente, que já passaram por uma situação como essa e até mesmo com o médico que irá realizar o acompanhamento, para saber como é possível auxiliar nesse momento tão difícil e ao mesmo tempo, tão importante.

Para você que pode estar passando por um momento como esse, como portador da doença, ou como familiar e amigo, preparamos aqui algumas sugestões que podem auxiliar neste processo.

A família é indispensável no tratamento oncológico

Um dos primeiros pontos que todos precisam tomar consciência é de que: a luta é de todos. Não apenas a pessoa que está com a doença e que irá realizar as sessões indicadas, mas sim, a família. Afinal, irá envolver direta ou indiretamente todos os membros.

Saber com quem você pode contar para ir ao médico e principalmente, desabafar nos momentos em que mais precisar, é muito importante.

Por outro lado, os familiares precisam saber respeitar o momento de seu ente querido, quando não quiser conversar, partilhar, quando a melhor opção for se isolar. É comum que o paciente não tenha o desejo de partilhar a sua dor, ou mesmo, não queira “atrapalhar” a vida dos seus familiares por terem que realizar todo o acompanhamento, mas é preciso estar aberto para ouvir e ajudar, sempre que preciso.

Sempre haverá altos e baixos

Assim como em qualquer outro momento da vida, não existe uma receita para saber como passar esse momento, mesmo que procure diversos de relatos, cada pessoa e cada família irá reagir de uma determinada forma, pois cada ser humano é único.

É preciso entender que a rotina familiar será alterada inevitavelmente. São novas atividades para realizar, consultas e exames que precisam ser providenciados, alteração na rotina alimentar causando uma nova dinâmica familiar.

O principal para que a família consiga superar unidos, é contar com a atenção uns dos outros. Todas as pessoas de um núcleo familiar, vão precisar se ajudar, seguindo a nova rotina e, principalmente, se preocupando em primeiro lugar com o bem estar do outro.

Lembre-se, no entanto, que esse cuidado não significa tratar uma pessoa como invalida, isso pode prejudicar o relacionamento, mas sim, dar atenção na medida certa e sempre que for solicitado.

No começo poderá ser difícil administrar tantas e diferentes emoções juntas, mas com o apoio dos familiares e de profissionais da área da saúde, a família poderá ficar mais unida e fortalecida.

A família é indispensável ao longo do tratamento oncológico.

Add Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cirurgia Oncológica em Curitiba