Estima-se que, em média, uma a cada oito mulheres receberão o diagnóstico de câncer de mama em alguma fase da vida.
A mamografia é o exame que permite diagnosticar o câncer de mama em seus estágios iniciais.
Infelizmente, existem diversos mitos acerca da mamografia, que fazem com que muitas mulheres deixem de realizar o exame, por achar que não há necessidade, ou mesmo que o exame apresente algum risco à saúde. Abaixo, vamos explorar os principais mitos da mamografia.
Mito: Se não há histórico familiar de câncer de mama, não precisa realizar o exame de mamografia
Havendo ou não histórico familiar de câncer de mama, a recomendação é que após os 40 anos, a mamografia seja realizada anualmente.
Muitas mulheres deixam de realizar o exame, e só buscam ajuda quando encontram um caroço nas mamas ou sentem algum sintoma, mas nesses casos, o câncer já pode estar em estágios mais avançados e o tratamento torna-se mais difícil e invasivo.
Não deixe de realizar a mamografia anualmente, independente de haver ou não histórico familiar!
Mito: A mamografia expõe o paciente à radiação em níveis inseguros
Atualmente, para realizar a mamografia a paciente será exposta a doses muito pequenas de radiação. No entanto, é importante realizar seus exames em locais certificados e reconhecidos por órgãos reguladores, nunca realizar exames em locais clandestinos ou duvidosos.
Mito: Fiz uma mamografia há alguns anos e não deu positivo, então não preciso mais realizar mamografia anualmente
Lembramos aqui que o exame de mamografia visa apenas a detecção do câncer de mamas. Se você realizou o exame e deu negativo, é importante voltar anualmente ao estabelecimento de sua preferência para realizar a mamografia, pois em um ano muita coisa pode mudar, e um câncer de mama pode ter iniciado nesse meio tempo. A melhor fase para tratar o câncer de mama, é no início. Não espere.
Tratamento de Câncer de Mama em São Paulo
Se você deseja mais informações sobre o tratamento do câncer de mama entre em contato com a equipe do Dr. Giovanni Targa. Especialista em tratamento do câncer de mama em São Paulo.