O câncer de mama é uma doença causada pela reprodução desordenada de células da mama. As células alteradas começam a se reproduzir mais rápido o que acaba formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
O câncer de mama não acomete apenas mulheres, mas homens também, porém seu aparecimento em homens é raro, representa 1% do total de casos da doença.
O Dr. Giovanni Targa é médico especialista em cirurgia oncológica em São Paulo e vai reunir aqui as principais causas do câncer de mama e como realizar o diagnóstico precoce, fundamental para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.
Principais causas do câncer de mama
O câncer de mama poder percebido ainda em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
- Nódulo (caroço), fixo e normalmente indolor, presente em 90% dos casos quando o câncer é percebido pelo autoexame;
- Inchaços;
- Edemas;
- Pele da mama avermelhada;
- Alterações no mamilo;
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados e relatados a um médico, para que com isso seja avaliado o risco de ser um câncer, através de exames complementares que vão avaliar de forma mais detalhada.
Se toque!
É muito importante que as mulheres se atentem para o seu próprio corpo, observando suas mamas, seja no banho, em um momento de troca de roupa ou em alguma situação do cotidiano.
O autoexame das mamas é responsável por descobrir grande parte dos carcinomas de mama, por isso a importância que a mulher conheça a sua própria mama e seja capaz de notar qualquer alteração visível ou nódulo palpável. O comportamento atenta das mulheres com relação a saúde das suas mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, na maioria dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias, encontrar o câncer de mama nas fases iniciais permite um tratamento menos agressivo.
Realize o autoexame e ao sinal de qualquer anormalidade na mama procure um especialista, para que exames mais específicos, como a mamografia sejam realizados a fim de rastrear o nódulo.
Especialista em Câncer de Mama em São Paulo
Se você deseja saber mais sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama em São Paulo, entre em contato com Dr. Giovanni Targa, o médico é especialista em tratamento e cirurgia de câncer.
Entre em contato e agende uma consulta