O tratamento do câncer não se limita apenas à cirurgia oncológica. Existem inúmeras opções. No entanto, os mais utilizados atualmente são a cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
A cirurgia é realizada de forma isolada ou aliada a outro tratamento, e consiste em remover o tumor parcial ou totalmente.
O procedimento cirúrgico nem sempre é indicado. Dependendo do tipo de câncer, outras opções podem ser mais favoráveis e com resultados melhores do que a cirurgia.
Quando a cirurgia oncológica é indicada?
A cirurgia oncológica não se limita apenas a remoção do tumor. O procedimento cirúrgico oncológico pode ser utilizado para outras finalidades. Conheça abaixo cada um:
Cirurgia oncológica paliativa em São Paulo
A cirurgia oncológica paliativa visa aliviar os sintomas da doença nos casos avançados de câncer, podendo ser indicada em caso de incapacidade e incômodos. Um exemplo de indicação da cirurgia paliativa, é quando há obstrução intestinal.
Cirurgia oncológica de suporte
A cirurgia de suporte visa permitir o acesso a outros tratamentos de maneira mais fácil, como a inserção de cateter para a quimioterapia, por exemplo.
Cirurgia oncológica preventiva em São Paulo
A cirurgia preventiva (profilática) visa remover tecidos que apresentam riscos de evoluir para um câncer. Mesmo que a cirurgia reduza os riscos, essa não é uma garantia que a doença não se manifeste futuramente.
Biópsia
Este procedimento visa coletar uma amostra do tumor, para a realização de exames, para avaliação de dados como o tipo e estágio do câncer.
Cirurgia oncológica curativa
Este procedimento remove completamente o tumor. Costuma ser indicado quando a tumor se localiza em apenas um local do organismo.
A cirurgia oncológica curativa pode ser realizada combinando com outros procedimentos, como radioterapia e quimioterapia.
Estadiamento
O estadiamento visa determinar o estágio atual do câncer e avaliar ao redor da área afetada.
Cirurgia oncológica parcial
Este procedimento visa remover apenas uma parte do tumor. Costuma ser indicado quando a cirurgia de remoção total oferece risco a outros órgãos. Neste procedimento, é removido a maior quantidade possível do tumor, e o restante é tratado com radioterapia, quimioterapia e outros tratamentos.
Reconstrução
A reconstrução visa restabelecer o funcionamento de órgãos e também para recuperação estética causada por outras cirurgias oncológicas, como a cirurgia parcial ou total.
Um exemplo de cirurgia de reconstrução, é a reconstrução mamária, no caso de pacientes que tenham a mama removida devido ao câncer de mama.
Cirurgia Oncológica em São Paulo
Se você deseja mais informações sobre a cirurgia oncológica em São Paulo, entre em contato com Dr. Giovanni Targa.
Dr. Giovanni Targa — CRM PR 18175 | RQE: 13314
Especialista em Cirurgia Oncológica e Cirurgia Oncológica Robótica