fbpx
cirurgia oncológica robotica em São Paulo
  • Novidades
  • by Redação
  • 1 de fevereiro de 2022
  • 31

Quando falamos em cirurgia de câncer robótica, muitas pessoas pensam logo em ficção científica. Entretanto essa tecnologia já vem ajudando a salvar vidas em todo mundo. Nos Estados Unidos, já há milhares de robôs cirúrgicos em atuação, por exemplo.

Essa tecnologia apresenta inúmeras funções e facilidades, podemos destacar sua precisão e os benefícios gerados ao paciente, como menor dor, menor tempo de internação e uma recuperação mais rápida. O Dr. Giovanni Targa médico que atua na área de cirurgia oncológica robótica em São Paulo explica as vantagens da cirurgia do câncer com robô.

A cirurgia robótica não é realizada exclusivamente ou conduzida por um robô.

O Dr. Giovanni Targa esclarece que o robô não realiza a cirurgia sozinho, o robô é uma ferramenta que o cirurgião utiliza, a experiência da equipe é fundamental para que toda a vantagem da tecnologia robótica possa ser aproveitada. É essencial que a cirurgia robótica seja conduzida por um médico experiente, que conheça plenamente a anatomia cirurgia, o problema do paciente e seja bem treinado em utilizar a tecnologia robótica.

O robô cirúrgico, possibilita entre outras coisas que o cirurgião tenha uma visão muito melhor da área a ser operada, proporcionando uma maior precisão na manipulação dos órgãos e nos procedimentos realizados durante a cirurgia.

A tecnologia robótica possibilita uma visão em alta definição, em três dimensões. As câmeras permitem que o médico veja os órgãos com um zoom de 20 vezes. A plataforma robótica oferece instrumentos que são pequenos e com muita flexibilidade, que permite que se chegue em áreas profundas do corpo, como a pelve, onde está localizada a próstata.

Vantagens da cirurgia robótica em relação a cirurgia tradicional

Podemos destacar a precisão e o alto nível de segurança que essa tecnologia proporciona, além da possibilidade que se execute procedimentos cirúrgicos menos invasivos e com melhor e mais recuperação do paciente.

Segundo o Dr. Giovanni Targa, a cirurgia tradicional de próstata é realizada através de um corte grande na barriga do paciente, em geral, é acompanhada de um maior sangramento e de uma demanda maior de transfusão sanguínea para os pacientes que se submetem a esse tipo de cirurgia. Por conta do corte maior, o paciente tem uma recuperação mais lenta. Já na cirurgia robótica, os cortes são bem pequenos, tem em torno de meio centímetro, são realizados cinco cortes normalmente. As chances de sangramento durante a cirurgia são muito baixas, assim como a necessidade de transfusão sanguínea. Por os cortes serem bem pequenos, os pacientes se recuperam mais rápido, podendo retomar suas atividades após a cirurgia de câncer de próstata via robô, resumo o especialista.

Cirurgia oncológica robótica para câncer em São Paulo

O Dr. Giovanni Targa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná.

Atualmente é Chefe do Serviço de Cirurgia Abdominal do Hospital Erasto Gaertner, atuando na área de cirurgia oncológica e cirurgia oncológica robótica.

Ainda dentro da Liga Paranaense de Combate ao Câncer participa do Conselho de Administração da Liga como Membro Titular.

Entre em contato e agende sua consulta

    Cirurgia Oncológica em Curitiba