fbpx

Tratamento do Câncer de Intestino em Curitiba

Tratamento do Câncer de Intestino em Curitiba

Esse tipo de tumor pode ser prevenido com hábitos de vida saudáveis e rastreamento com colonoscopia, mas conhecer os principais sintomas do câncer de intestino também é fundamental para que a população busque ajuda médica assim que notá-los.

Afinal, quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, mais simples será o tratamento. Quando detectado precocemente, o câncer de intestino tem um excelente prognóstico, chegando a 90% de chances de cura.

Entenda o que é o câncer de intestino

O câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso ou na sua porção final, o reto. Na grande maioria dos casos, a doença se desenvolve a partir de um pólipo, lesão benigna parecido com uma verruga.

Quanto mais tempo um pólipo permanece no intestino, maiores as chances de crescer e sofrer alterações progressivas em suas células, podendo se tornar uma lesão maligna. Alguns tipos de pólipos têm mais chances do que outros de se tornarem câncer, mas a recomendação é de que todos sejam removidos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer colorretal é o segundo tipo mais frequente entre homens e mulheres brasileiros. Felizmente, a taxa de mortalidade caiu significativamente ao longo das últimas décadas, devido tanto ao rastreamento e diagnóstico precoce quanto pela disponibilidade de tratamentos cada vez mais efetivos.

O mais comum é a remoção da porção do intestino afetada pela doença, com uma cirurgia chamada colectomia. Dependendo do estágio do câncer, outros tipos de tratamento podem ser realizados, como quimio e radioterapia.

Conheça os principais sintomas de câncer de Intestino

O câncer de intestino é considerado um tumor silencioso, que produz sintomas, em geral, em estágios mais avançados. Os principais deles são:

Sangramento nas fezes

Evacuar e perceber sangue nas fezes não é normal. Muitas pessoas passam por isso e pensam que se trata de uma fissura ou hemorróidas, mas nem sempre é esse o caso.

Tanto sangue escuro ou vivo são sinais para procurar um coloproctologista para investigar a causa do sangramento. Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

Diarreia ou constipação

De acordo com o tamanho do tumor e sua localização, o câncer colorretal pode provocar alterações do funcionamento intestinal como diarréia ou constipação. Na parte esquerda do cólon ou na sua porção final, por exemplo, o tumor pode provocar obstrução intestinal, enquanto na parte direita ou no ceco, as fezes podem se tornar mais líquidas.

É natural que o hábito intestinal mude quando você faz alguma alteração em sua dieta, está viajando ou mesmo passando por uma situação de estresse. Entretanto, se seu intestino ficou preso ou solto sem causa aparente, é importante procurar um coloproctologista.

Alterações significativas no formato das fezes

O formato das fezes pode ser alterado quando a passagem do intestino está bloqueada por um tumor. Fezes longas e finas, em formato de lápis, indicam que algo está impedindo as fezes de ocuparem todo o diâmetro do órgão.

Dor abdominal ou inchaço

Também causado pelo bloqueio do intestino, o acúmulo de fezes que não conseguem passar leva a inchaço, desconforto e dor abdominal. É importante ressaltar que é normal sentir inchaço depois de uma grande refeição, consumo de bebida alcoólica ou durante a menstruação. Entretanto, inchaço persistente merece atenção.

O paciente também pode sentir que seu intestino não foi completamente esvaziado, embora já tenha terminado de evacuar.

Perda de peso sem motivo aparente

A perda de 5kg ou mais ao longo de seis meses sem mudanças significativas na dieta ou estilo de vida pode ser um sinal de câncer colorretal. Isso pode ocorrer porque as células do tumor utilizam grande parte do estoque de energia do corpo, além do sistema imunológico, que irá trabalhar mais para tentar combater a doença.

As substâncias liberadas por alguns tipos de células tumorais também podem alterar a conversão dos alimentos em energia, levando à perda de peso. Por fim, se a neoplasia crescer o suficiente, pode bloquear o intestino, afetando o funcionamento do órgão e causando o emagrecimento.

O que fazer se notar algum dos sintomas de câncer de intestino

Se você observar algum desses sinais, não entre em desespero. Embora o câncer colorretal possa, de fato, causar esses sintomas, alguns deles são inespecíficos e podem indicar outras enfermidades, como as doenças inflamatórias intestinais, por exemplo.

Entretanto, somente é possível ter certeza do diagnóstico após se consultar com um coloproctologista e fazer os exames necessários. Por isso, se apresentar algum desses sintomas, não deixe de marcar uma consulta.

Tratamento do Câncer de Intestino em Curitiba

Para maiores informações, entre em contato com a nossa equipe clicando no botão do Whatsapp no final da página.

Dr. Giovanni Targa CRM – 18175
Agendamento de consulta:

Ed. Art Work
Rua Domingos de Morais. 2781
Sala 1201 – 12º andar
Vila Mariana – São Paulo
Telefone: (11) 2372-8166
Whatsapp: (11) 9 9723-8166

Hospital 9 de Julho
Rua Peixoto Gomide, 263
Jardim Paulista, São Paulo
Telefone: (11) 3147-9430

Instituto de Oncologia do Paraná
Rua Saldanha Marinho, 1814
Telefone: (41) 3207-9797
Telefone: (41) 99153-5566

Leia também

câncer de pele

Câncer de pele

Durante o verão, há aumento na incidência dos casos de câncer de pele, sendo o tipo mais frequente no mundo e causado, principalmente, pela exposição

Continue lendo...