fbpx
tratamento do cancer em curitiba
  • 13

A cirurgia robótica em São Paulo tem se mostrado uma ótima opção para tratar cirurgicamente alguns tipos de câncer com benefícios em relação às cirurgias convencionais.

Vários avanços ocorreram nos últimos anos no tratamento de pacientes oncológicos. Esperava-se que em 2020, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, que tivessem 625 mil novos casos no Brasil, sendo 309.750 em homens e cerca de 316.280 em mulheres.

Entre os mais frequentes tipos de neoplasias malignas, teríamos em primeira posição, o câncer de pele não melanoma – 177 mil casos, seguido do câncer de mama nas mulheres – 66 mil casos, seguido do câncer de próstata nos homens – 66 mil casos, câncer por cólon e reto – 41 mil casos, câncer de traqueia, brônquios e pulmões – 30 mil-, e no estômago com 20 mil casos.

Apesar do aumento de casos de câncer no Brasil, e não serem otimistas as expectativas, considerando que a maior parte das pessoas não estão fazendo seus exames de rotina por causa da pandemia em 2020, a mortalidade dessa doença está em queda.

Considerando esse cenário e com esperança, é possível ver um aumento de casos de cura e da expectativa de vida para as pessoas diagnosticadas com tumores em estágios mais avançados (metastáticos), além de melhorar a qualidade de vida durante o tratamento.

Por isso, existe um grande investimento em pesquisas clínicas oncológicas, muitos remédios desenvolvidos nos últimos tempos, novas classes de medicações, como, por exemplo, a imunoterapia, que ativa o sistema imune do paciente contra as células tumorais. Isso quer dizer, na prática, resultados melhores dos tratamentos sistêmicos contra a doença.

Outro ponto que é importante destacar é o cuidado nestes pacientes é como a cirurgia evoluiu. Muitos avanços aconteceram nos últimos anos, e entre eles está a cirurgia robótica em São Paulo. Esta técnica é feita no tratamento de muitos tipos de câncer, incluindo cirurgias de grande porte, porque apresenta vantagens se compararmos aos tratamentos convencionais.

A cirurgia oncológica robótica e os seus desafios

A cirurgia do robô em São Paulo se mostra uma ótima opção para tratar cirurgicamente alguns tipos de câncer com benefícios em relação às cirurgias tradicionais, sendo elas abertas – laparotomia- ou através de vídeo – laparoscopia.

É comum a utilização desse tipo de operação no tratamento do câncer de próstata, de pulmão e de outros tumores do trato geniturinário, assim como em outros cânceres ginecológicos, e câncer de orofaringe. Porém é importante ressaltar que os casos de cirurgia de câncer em São Paulo têm que ser analisados de forma individual.

E é nesse contexto que existe o robô da Vinci. Ele tem quatro braços, sendo que um deles possui uma câmera e os outros três estão livres para segurar objetos, como pinças cirúrgicas.

O robô é controlado pelo Dr. Giovanni Targa, que faz a operação a partir de um console e movimenta, de forma precisa, os braços do robô. O monitor mostra as imagens em 3D, podendo ser ampliado em até 15 vezes.

É possível ver inúmeras vantagens na cirurgia robótica em São Paulo. Afinal, através dela,  Dr. Giovanni Targa opera com uma pequena distância do paciente, através do controle do robô e uma visão em 3D, permitindo a precisão milimétrica. Além de corrigir pequenos tremores das mãos do cirurgiões, que podem acontecer em cirurgias tradicionais, pode fazer a correção de movimentos em 360 graus e melhorar a ergonomia.

O paciente também termina o procedimento melhor, tendo menor morbidade cirúrgica, com uma melhor recuperação pós-operatória e ainda, com um tempo menor de internação hospitalar. É importante destacar que a cirurgia robótica em São Paulo deve ser feita pelo cirurgião experiente, como o Dr. Giovanni Targa, que tem familiaridade com a técnica, para que o tratamento do câncer em São Paulo seja adequado e eficaz.

Cirurgia do Câncer em Curitiba

Se você deseja saber mais, entre em contato com Dr. Giovanni Targa clicando no botão do Whatsapp abaixo.

Dr. Giovanni atende no Instituto de Oncologia do Paraná, localizado na Rua Saldanha Marinho, 1814. Agendamento de consultas pelo telefone (41) 3207-9797 ou Whatsapp (41) 9 9153-5566

 

    Cirurgia Oncológica em Curitiba