fbpx
especialista em cirurgia oncológica robótica
  • 23

Curitiba, capital do Paraná, compõe a Região Sul do Brasil junto com outros dois estados. No século XVII, sua principal atividade financeira era a mineração e a agricultura de subsistência. Durante os séculos XVIII e XIX, sua principal atividade econômica foi o da atividade tropeira, derivada da pecuária.

Com a chegada em massa de imigrantes europeus, no final do século XIX, surgiu uma nova conotação ao cotidiano de Curitiba. Seus modos de ser e de fazer se incorporaram de tal maneira à cidade que hoje festas religiosas de diversas etnias são tradição, assim como dança, música, culinária, expressões e a memória dos antepassados.

O conhecido “imigrante do trabalho” (observação do poeta Paulo Leminski) relacionada a gestões municipais sem quebra de continuidade, acabou dando como resultado uma Curitiba planejada, com destaque internacional em gestão urbana, meio ambiente e transporte coletivo.

No século XX, no cenário da cidade em desenvolvimento, a indústria começou a ser foco como atividade financeira, além das atividades comerciais e do setor de serviços, com isso surgiram e evoluíram diferentes especialidades e conhecimentos, como por exemplo, a medicina.

Médico oncologista em Curitiba

Dentro das especialidades da medicina, uma das mais conhecidas é a oncologia, médico oncologista em Curitiba estuda a forma como o câncer se desenvolve no organismo e determina o tratamento mais adequado para cada caso. No Brasil, a Oncologia é também chamada Cancerologia.

O médico oncologista em Curitiba estuda as neoplasias, ou tumores, benignas ou malignas. A palavra oncologia tem sua origem do grego onkos (volume), que é o resultado do acúmulo de células cancerosas em regiões do organismo, os tumores poder ser localizados ou estar em diferentes tecidos, se expandindo por todo o corpo.

Nos últimos anos, o médico oncologista em Curitiba virou uma disciplina complexa que precisa do apoio de outras especialidades como Cirurgia, Pediatria, Patologia, Radiologia, Psiquiatria e muitas outras. Por isso, é fundamental o tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos,fisioterapeutas, nutricionistas, e outros profissionais da saúde.

Dr. Giovanni Targa, médico oncologista em Curitiba, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2000). O médico oncologista em Curitiba atualmente é Chefe do Serviço de Cirurgia Abdominal do Hospital Erasto Gaertner, agindo na área de cirurgia oncológica e cirurgia oncológica robótica.

Ainda dentro da Liga Paranaense de Combate ao Câncer faz parte do Conselho de Administração da Liga como Membro Titular do Mesmo. Atua também na administração de serviços de saúde atuando como Diretor Geral da Paraná Clínicas – Plano de Saúde S.A.

Cirurgia Oncológica em Curitiba