fbpx
oncologia robotica em curitiba da vinci
  • Novidades
  • by Redação
  • 5 de novembro de 2020
  • 512
  • 1

Conheça mais sobre a Cirurgia Oncológica Robótica

A cirurgia oncológica robótica é considerada uma evolução no tratamento cirúrgico do câncer. O procedimento é realizado com cortes pequenos, sem a necessidade de realizar grandes incisões no paciente.

Com pequenos cortes, os braços mecânicos do robô poderão acessar áreas de difícil acesso e realizar o procedimento cirúrgico para retirada de tumores.

Pode parecer estranho para muitas pessoas ser operado por um robô. Mas a verdade, é que haverá um cirurgião especialista realizando a operação. A diferença, é que o robô permitirá fazer tudo com muita precisão e acessar áreas mais profundas sem a necessidade de invasão nos tecidos, como ocorre nas cirurgias  oncológicas tradicionais.

Abaixo você entenderá mais sobre os benefícios, diferenciais e detalhes aprofundados sobre esta modalidade cirúrgica no tratamento do câncer.

Diferenciais da cirurgia robótica oncológica

O principal diferencial é a precisão em cirurgias oncológicas oferecida pela técnica. A tecnologia trouxe mais delicadeza, liberdade de movimentos e visualização em 3D a casos que já eram realizados pela laparoscopia e até alguns casos em que este tipo de procedimento ainda não era possível. Nela, o médico fica sentado ao lado do paciente, operando com um joystick e manipulando as articulações do computador, o robô.

Cirurgia do câncer com robô

As principais indicações da cirurgia robótica são para casos oncológicos de tumores de intestino, reto, pâncreas, estômago, esôfago, próstata, rins, útero, fígado, duodeno e pulmões. Dependendo da complexidade do procedimento (caso haja um campo muito difícil ou o tamanho tumor seja muito grande), pode ser necessário que o especialista faça uma cirurgia convencional aberta para completar a técnica.

A tecnologia com sua evolução em ritmo frenético nas últimas décadas impacta fortemente a área da saúde. Para se ter ideia, nos últimos dez anos, diversos procedimentos passaram a ser realizados de modo computadorizado ou por robô, entre eles, a cirurgia oncológica robótica.

Essa dinâmica proporciona maior agilidade, praticidade e assertividade na cirurgia do câncer, com isso, reduzindo os riscos e efeitos colaterais dos pacientes.

A cirurgia oncológica robótica oferece menor invasão ao tratamento de diversas patologias, podendo favorecer o processo cirúrgico, reduzindo a dor e desconforto no momento da sua realização.

Equipamento Da Vinci - cirurgia oncológica Curitiba
Nomeado de Da Vinci, o robô para cirurgias oncológicas de câncer possibilita um tratamento muito mais preciso e com menor índice de complicações pós operatórias.

A quantia de perda sanguínea durante o processo também é outro fator positivo, conquistado com as técnicas mecanizadas, sendo capaz de reduzir o tempo de internamento dos indivíduos nas clínicas e/ou hospitais, além de viabilizar aos pacientes um período de pós-operatório que possibilita o paciente retornar mais rápido para sua rotina.

Conheça as vantagens da cirurgia oncológica com robô

  • Menor tempo cirúrgico e de internação do paciente operado;
  • Recuperação mais rápida no pós operatório quando comparado ao tratamento do câncer convencional;
  • Cortes menores;
  • Menor tempo para o retorno às atividades após a cirurgia;
  • Menos sangramento;
  • Pode ser utilizado em diversas cirurgias oncológicas;
  • Riscos reduzidos de infecção em ambiente hospitalar;
  • Necessidade reduzida de medicação pós-operatória;
  • É considerado um avanço da laparoscopia, com suturas mais precisas;
  • Diminuição das dores e complicações pós-cirúrgicas;
  • Os braços robóticos permitem ampla movimentação, realizando movimentos precisos e acessar áreas de difícil acesso na cirurgia oncológica convencional e laparoscópica;
  • Os monitores possibilitam a visão tridimensional em alta definição, ampliando as imagens em até 12x, o que torna a cirurgia oncológica robótica muito precisa e com muita nitidez para o cirurgião;
  • As pinças possuem articulação, gerando movimentos com extrema precisão;
  • Por realizar cortes precisos e sem eventuais tremores da mão do médico, o procedimento reduz a perda de sangue, além de ser muito menos invasivo;
  • Dependendo do procedimento, poderá gerar resultados superiores em relação à cirurgia aberta;
  • E principalmente, os benefícios do pós operatório, como redução de dores e incômodos, menor necessidade de medicamentos, recuperação mais rápida.

Como visto, a cirurgia robótica possibilita maior precisão e assertividade, oferecendo acesso a locais delicados com menos cortes, pois a imagem é ampliada para o cirurgião em até 15x. Além disso, todo movimento realizado pelo médico passa por um software, que elimina qualquer tremor da mão, proporcionando movimentos com extrema precisão.

O manuseio é realizado por um cirurgião oncológico devidamente qualificado. Em Curitiba, o Dr. Giovanni Targa, chefe de serviço de cirurgia abdominal do Hospital Erasto Gaertner e médico especialista em cirurgias oncológicas, realiza os procedimentos com o auxílio do equipamento.

especialista em cirurgia oncológica robótica
Dr. Giovanni Targa, médico especialista em Cirurgia Oncológica Robótica, Diretor Geral da Paraná Clínicas – Plano de Saúde S.A, Membro Titular do Conselho de Administração da Liga Paranaense de Combate ao Câncer.

O robô utilizado na cirurgia oncológica robótica recebe o nome Da Vinci. Ele possui quatro braços robóticos com uma micro câmera acoplada em um destes.

Dr Giovanni comenta que “a utilização do robô favorece para uma cirurgia oncológica com menos riscos de infecção, menos sangramento, menos sequelas e cicatrizes, além disso e o tempo de internação após o procedimento é reduzida“.

Cirurgia oncológica robótica para paciente e médico

Uma das grandes vantagens para o médico, é que todo o procedimento é realizado sentado, em uma posição ergonômica, favorecendo maior concentração. Já ao paciente diminui-se o risco de infecções e ameniza-se a quantidade de sangramento ocorrido durante uma operação.

Especialista em Cirurgia Oncológica Robótica

dr giovanni targa realizando cirurgia oncológica robótica
Dr. Giovanni Targa realizando cirurgia oncológica

Com Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná obtida no ano 2000 e vários anos de atuação, o médico, especialista na área de oncologia atua na parte oncológica e de cirurgia robótica, participando também como Membro Titular do Conselho de Administração da Liga Paranaense de Combate ao Câncer.

Entre suas dedicações também está a administração de serviços de saúde, atuando como Diretor Geral da Paraná Clínicas – Plano de Saúde S.A.

Se você deseja saber mais sobre a cirurgia oncológica robótica, ou se deseja agendar uma consulta com o especialista, clique aqui e agende via Whatsapp.

Instituto de Oncologia do Paraná
Telefone: (41) 3207-9797
Whatsapp: (41) 9 9153-5566
R. Saldanha Marinho, 1814, Curitiba PR

Tipos de câncer tratados

A cirurgia oncológica robótica vem sendo utilizada para a oncologia em diversos tratamentos , como câncer de próstata, câncer de mama, ginecológico, gastrointestinal, testicular, bexiga, entre outros.

 

    1 Comment

    1. Maria
      7 de novembro de 2020 at 2:59 pm

      O Dr. Giovanni é um excelente médico, meu pai esteve sob os cuidados dele durante um tratamento de câncer de pulmão e graças ao médico, o tratamento que era considerado de alto risco deu tudo certo. Obrigada!

    Comentários estão fechados.

    Cirurgia Oncológica em Curitiba