A importância do diagnóstico do câncer

Ao receber o diagnóstico de câncer é comum vir o primeiro pensamento a mente: “quanto tempo de vida eu tenho”. Mas a verdade é que há tempos esse é um cenário que vemos mudar cada dia mais, proporcionando mais esperança para aqueles que precisam enfrentar a doença.

O diagnóstico do câncer possui uma importância fundamental, principalmente quando é realizado no início da doença, o que pode proporcionar maiores chances de cura.

Por isso a importância de manter os exames sempre atualizados, para que ao menor sinal de um possível tumor, inicie-se o tratamento mais indicado.

O diagnóstico assusta, mas também pode salvar

Muitas pessoas, ao apresentar sintomas, evitam buscar um médico e realizar exames. Muitas vezes, isso ocorre devido ao medo de encontrar algo, especialmente, um tumor maligno. É justamente esse pensamento que precisa ser modificado. Quando uma pessoa não realiza seus exames, ainda que seja para uma consulta de rotina, as chances de detectar um tumor em estágio avançado são maiores do que os pacientes que realizam seu check-up anualmente.

Diagnóstico de câncer em tempos de COVID-19

Devido a pandemia causada pela COVID-19, com medo da exposição em aglomerações e contaminação em ambientes hospitalares, as pessoas deixaram de buscar o médico e realizar seus exames.

No entanto, de acordo com a revista Exame, mais de 50.000 pessoas deixaram de receber o diagnóstico de câncer ao longo desse ano, fazendo com que muitos não recebam o tratamento adequado, diminuindo as chances de cura.

Médicos da área oncológica continuam encorajando os pacientes a buscarem o diagnóstico, realizarem os exames necessários, ainda que cumprindo todos os cuidados necessários, para que não ocorra a contaminação desses pacientes.

A importância do diagnóstico de câncer é tamanha, que pode aumentar as chances de sobrevida de um paciente. Por tanto, mantenha sempre seus exames em dia e quando necessário, busque um médico oncologista.